Carregando...
  • Dia da Justiça: advogado comenta sobre a importância da data

    Dr. Rodrigo Bley, sócio do escritório Ogusuku e Bley Sociedade de Advogados, explica que a data busca homenagear todos os profissionais responsáveis pela condução da Justiça no país.

    Na mitologia grega, a deusa Têmis representava a Justiça, a Lei e a Ordem que protegiam os oprimidos. Invocada pelas pessoas que juravam dizer a verdade, ela era representada com uma balança e uma cornucópia nas mãos. No século XVI, artistas alemães colocaram uma faixa nos olhos das representações da deusa da Justiça, para simbolizar a imparcialidade esperada nos julgamentos.

    Seguindo a mesma busca pelo que é justo, o célebre escritor Rui Barbosa já dizia que “não há nada mais relevante para a vida social do que a formação do senso de Justiça”, cujo sentimento ecoa nos milhares de escritórios de advogados brasileiros, principalmente, neste domingo (8/11), em que é comemorado o Dia da Justiça.

    Estabelecida em 1951, a data tem o objetivo de homenagear todos os profissionais responsáveis pela condução da Justiça no país. “Também é uma forma de trazer à discussão valores, como ética, cidadania e respeito, que são fundamentais para a sociedade e igualmente essenciais à atuação dos magistrados, procuradores, advogados, juízes e outros que atuam na área do Direito”, comenta Dr. Rodrigo Bley, advogado, sócio do escritório Ogusuku e Bley Sociedade de Advogados, de Sorocaba (SP).

    No Brasil, os direitos e deveres dos cidadãos estão na Constituição, promulgada em 1988. Dentre os esforços internos pela melhoria da Justiça brasileira, estão os códigos específicos: Civil, Processo Civil, Penal, Tributário Nacional, Comercial, dentre outros. Há, ainda, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os avanços no setor, como a chegada do processo judicial eletrônico (digitalização).

    O advogado ressalta que é preciso um olhar reflexivo sobre o passado, para que se compreenda a história e promova o futuro, de forma com que a Justiça continue sendo um dos pilares do Estado Democrático de Direito, do qual nenhum país deve abrir mão. “Que, neste dia, todos os profissionais da Justiça sintam-se homenageados pelo trabalho que realizam em busca de um Brasil mais justo”, comemora Dr. Bley.



    Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.ogusukuebley.com.br ou pelo telefone: (15) 3333-0340. O escritório Ogusuku e Bley Sociedade de Advogados está localizado na Rua Francisco Neves, 90, Parque Campolim, em Sorocaba (SP).

Artigos Relacionadas